Em alguns casos é preciso saber a potência da sua resistência, na troca ou para produção da mesma, por exemplo. Nesse artigo você vai ver como calcular a potência da sua resistência de forma simples e clara. E para isso, você precisará apenas de um multímetro. Com esse equipamento você pode fazer a medição elétrica dos objetos, nesse caso, a resistência, você pode encontrá-lo facilmente em lojas de ferramentas da sua cidade. O multímetro irá te auxiliar na medição elétrica de materiais através de 3 tipos diferentes de medição (Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro). A que iremos utilizar hoje será a função ohmímetro.
Afinal, como calcular a potência de uma resistência?
Primeiramente, para calcular a potência de uma resistência (desligada) será necessário apenas a utilização de um multímetro. Com isso, você pode utilizar a função para o cálculo de resistividade em seu multímetro (função ohmímetro), representada com o símbolo Ω, em seguida você deve ajustar a escala de acordo com a resistência elétrica à ser medida e verifique o valor de resistividade indicado no visor do seu multímetro.
Logo após ter identificado o valor, utilize a seguinte fórmula:
(Voltagem)²/(Resistividade) – Voltagem², dividido pelo valor encontrado no multímetro (Ω).
Como resultado, você terá a potência real da resistência ao ser submetida à voltagem determinada.
Por exemplo: Uma peça de 10Ω terá a potência de 4.840w caso seja submetida a uma tensão de 220v, enquanto esta mesma peça de 10Ω, ao ser ligada em 110v terá a potência de 1.210w.
LEIA TAMBÉM: QUAL É A TEMPERATURA MÁXIMA DE UMA RESISTÊNCIA?
Vale ressaltar que a potência indicada na gravação das resistências produzidas em nossa fábrica possuem uma tolerância de 10% para mais ou para menos. E isso pode variar de fabricante para fabricante. Seja como for, todas as nossas peças são marcadas após a sua produção seguindo as especificações na ficha técnica.