8 dicas para abrir uma cafeteria de sucesso

8 dicas para abrir uma cafeteria

8 dicas para abrir uma cafeteria

Separamos 8 dicas para abrir uma cafeteria de sucesso e atrair cada vez mais clientes em sua cidade. Confira!

Nos últimos 8 anos o brasileiro passou a consumir mais café fora de casa e como o custo para abrir uma cafeteria é baixo empreendedores de todo o Brasil estão investindo nesse mercado que cresceu cerca de 307%, segundo dados levantados pelo SEBRAE.

1 Definição de Público alvo

Saber para quem você vai vender é uma das etapas mais difíceis no processo para você definir o seu público-alvo. Com isso, separe um tempo para mapear quem será o seu público que você irá atender, levante dados como:

  • Idade
  • Ocupação
  • Estado civil

Além desses dados pessoais levante dados de interesses em:

  • Comidas
  • Bebidas
  • Entretenimento
  • Hobbies
  • E atividades

Logo após de definir esses pontos você chegará a uma persona (termo usado no marketing para definição de público, perfil de compra), essa persona te ajudará futuramente em campanhas de publicidade de anúncios em redes sociais como o Facebook, Instagram e em anúncios do Google.

2 Diferencial

Se em sua região já existe cafeterias, faça visitas em seus estabelecimentos com o objetivo de conhecer os seus serviços e o modo de atendimento. Com isso, você poderá reconhecer pontos que você pode usar como diferencial em sua cafeteria. Conheça os seus concorrentes e se diferencie deles, seja nos produtos ou no atendimento, o menor detalhe faz a diferença.

3 Qualidade dos produtos

Assim como o ambiente e o atendimento de qualidade contam bastante na fidelização de clientes, a qualidade dos seus produtos também pode somar vantagens. Sendo assim, esse é o principal fator que faz com que os seus clientes voltem ao seu estabelecimento mais vezes e indique para amigos e familiares. Com isso, procure sempre por fornecedores de qualidade, produtos com uma boa aparência e sabor, isso irá atrair mais olhares e paladar de quem consome os seus produtos, busque sempre inovar nas combinações de sabores.

4 Localização acessível

Disponibilize uma localização de fácil acesso aos seus clientes. Faça uma logística do espaço e veja se esse local é acessível para carros e motos, acesso a outros pontos da cidade ou bairro, como shoppings e lojas, por exemplo. Com isso você terá mais chances de visitas e reconhecimento dos seus serviços nessa localização.

Relacionamento interpessoal e amistoso com clientes e colaboradores

O clima organizacional e harmonioso entre funcionários reflete diretamente na experiência que o cliente tem em seu estabelecimento. Sem contar também que uma equipe focada e que se relaciona de forma amistosa pode aumentar a produtividade e diminuir a tensão do ambiente de trabalho.
Assim, se torna indispensável que você e seus profissionais se atentem à qualidade de seus relacionamentos interpessoais, tanto entre vocês e os seus clientes. Motive a sua equipe com promoções e premiações por metas atingidas e proporcione um ambiente de trabalho agradável para todos.

6 Conhecimento nos materiais necessários

Como todo negócio, você deve conhecer aonde está investindo o seu dinheiro. Nesse sentido, é válido você pesquisar quais materiais e utensílios são necessários para abertura de uma cafeteria afim de manter um funcionamento fluido e de qualidade. Pesquise por marcas e equipamentos que caibam no seu orçamento inicial.

7 Participação de lucros com os colaboradores

Vimos na dica 5 a importância de manter um relacionamento interpessoal entre os colaboradores. E uma forma de incentivá-los a sempre buscar grandes resultados é inseri-los no lucro da sua empresa. Disponha de uma porcentagem do seu lucro a sua equipe de colaboradores.

8 Noções sobre máquinas de café expresso

Para manter a longevidade dos seus equipamentos, você precisa manusear de maneira correta. Saber regular a temperatura da sua máquina de café expresso e também regular sua pressão de extração através de uma torneira com regulador de pressão. Como falamos na dica 6, você deve primeiro conhecer o mercado aonde você está investindo o seu dinheiro, isso também te ajudará a contratar profissionais cada vez mais capacitados para fazer parte da sua equipe.

Agora que você já as 8 dicas para abrir uma cafeteria de sucesso, saiba que com seu esforço e dedicação, você como empreendedor ao investir nesse mercado que só vem crescendo nos últimos anos, irá conseguir grandes resultados e uma clientela satisfeita com os seus serviços. Essas são apenas algumas etapas que pode definir o sucesso da sua cafeteria, esteja sempre em busca de novas maneiras de inovar e empreender.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp