Dicas de como abrir um comércio

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como abrir um comércio

Se você está pensando em se aventurar como um comerciante abrindo o seu próprio negócio, usando dos seus investimentos guardados ao longo desses anos precisará ter um norte do que fazer com esse dinheiro.

Estamos vivendo em um momento delicado, onde todo o cuidado é pouco, ainda mais se tratando de investimentos e resultados a médio e longo prazo.
Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE, de 10 empresas abertas em 2012, 6 fecharam as suas portas em menos de 5 anos. Em 2017 cerca de 22.932 empresas fecharam as suas portas e de 2014 à 2017 o número foi de 316.6 mil empresas que deram baixas em suas atividades. E essas foram pesquisas feitas há 3 anos atrás (considerando 2020 como ano atual). Eu sei que esse número pode estar te assustando agora, mas abrir uma empresa é um processo que você tem que passar, desde a validação da sua ideia até a pesquisa de mercado. Você está disposto a viver esse processo? Ou vai participar de estatísticas negativas?

Valide a sua ideia

“Mãe, o que você acha abrir um comércio?”
“Eu acho maravilhoso, você pode tudo, filho!”

Sinto muito em te informar, mas essa é a pior maneira de validar a sua ideia como empreendedor, perguntando a sua família, pois eles nem sempre lhe darão uma resposta verdadeira e concisa. A melhor maneira de validar uma ideia é perguntando e conversando com possíveis clientes ou pessoas que já possuem uma experiência direta ou indireta com o tipo de negócio que você está prestes a investir seu dinheiro. Ou seja, pessoas que não tem nada a ganhar e nada a perder com o seu futuro comércio, empresários do segmento que obtém resultados satisfatórios em seus faturamentos.

Você conhece o seu cliente?

Acho que você já deve ter ouvido falar muito disso, mas você precisa saber para quem vai direcionar os seus serviços. A criação do seu público-alvo é essencial antes de começar um negócio próprio. Levante dados demográficos sobre o perfil de compra ideal para a sua empresa, comportamentos e adapte o seu negócio a esse perfil.

Saiba como levantar dados para a sua persona ideal

Esqueça o lucro

Um dos maiores erros de iniciar um comércio próprio e achar que os lucros virão e que você já pode viver como um rei, gastando os ganhos logo no início da sua empresa. Reinvista todo o seu lucro líquido em equipamentos, em desenvolvimento pessoal, estratégias de divulgação, marketing da marca, atendimento ao cliente. E o resultado disso, não só a sua empresa será reconhecida pela prestação de serviço excelente mas também você terá uma mente mais aberta para novos desafios. Não se esqueça, saia da sua zona de conforto.

O seu comércio precisa do Marketing

Muitos comerciantes se prendem muito na visão e a introdução do seu comércio no mercado, gastando tempo e verba aos montes com isso. Quando chegam na hora de trabalhar o marketing da marca se encontram perdidos, sem um direcionamento preciso e funcional e claro, sem dinheiro para investimentos nessa área.
O seu comércio precisa do Marketing quanto você precisa do oxigênio para respirar. Pesquise meios de divulgar a sua empresa e comece a trabalhar nessas estratégias antes de lançar o seu serviço. E quais estratégias são essas? Estratégias voltadas a prospecção de clientes, meios de chegar a essas pessoas e uma forma de fazer isso é aparecendo para esses possíveis clientes. Os principais canais de vendas hoje em dia estão na internet (Facebook, Instagram, Google e etc). Separe verbas (separe mesmo) para anúncios pagos nesses serviços tendo como base o seu público-alvo, isso será essencial na criação e direcionamento dessas campanhas. Invista em aprender essas estratégias ou até mesmo contrate alguma agência para cuidar disso para você.

Encontre um sócio

Abrir um comércio com pouco investimento de dinheiro é algo relativamente difícil. Procure um sócio que compartilhe da mesma paixão que você tem com a sua ideia. E também alguém que tenha um espírito inovador e que busque soluções para o crescimento da empresa.

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