Ter um negócio próprio hoje em dia pode ser bastante lucrativo em um país em desenvolvimento. Sendo assim, o modelo de Foodtruck para empreendedores que estão iniciando o seu próprio negócio pode ser bastante viável por ser uma profissão antiga e consolidada no mercado.
O modelo de foodtruck se caracteriza como uma cozinha móvel e que vende alimentos de forma itinerante. Mas como começar nesse modelo de negócio?
Veja algumas dicas que separamos para você montar seu Foodtruck e se diferenciar dos seus concorrentes.
Pesquisa de mercado
Mesmo que você entenda sobre o assunto, a pesquisa de mercado sempre é essencial em qualquer negócio, por isso, pesquise bastante antes de dar seus primeiros passos, pois isso pode te dar ótimas ideias e resoluções para um melhor gerenciamento do seu foodtruck.
Entregue uma boa experiência ao cliente
O foodtruck é um ótimo caminho para quem está inovando, pois os atrativos desse tipo de negócio permite a criação de ações ousadas em prol do seu cliente.
Com isso, muitos empreendedores estão apostando em comidas artesanais e maneiras customizadas de entrega, além da personalização referente ao tema do foodtruck.Crie um cardápio de maneira estratégica
Através da pesquisa de mercado, você consegue identificar o que seu público alvo gosta de consumir, portanto, monte um cardápio de forma estratégica pensando justamente nos pontos mais importantes para o seu cliente final.
Ingredientes de qualidade podem fazer toda a diferença, procure mostrar todos as etapas do modo de preparo do produto, detalhando cada alimento usado no seu prato, por exemplo.
Também busque criar um design de qualidade para passar todas as informações necessárias para o seu cliente e nesse sentido, contrate um profissional para cuidar dessa parte visual do seu negócio.
E lembre-se de que o cardápio vai influenciar diretamente as adaptações necessárias ao veículo e a escolha dos equipamentos. Estude quais combinações de pratos e bebidas podem ser interessantes e diferenciadas para o cliente. Portanto, pense fora da caixa!Analise a logística
Não adianta ter um ótimo produto se o seu truck não oferece um espaço suficiente para armazenar e preparar bem o alimento. Por isso faça um estudo de logística para se adaptar a alguns temas como por exemplo: tempo de preparo, espaço do truck, equipamentos necessários de acordo com o que imagina, número de funcionários, quantidade de cada ingrediente por dia de trabalho, condição de higiene para a conservação dos produtos e fornecedores.
Aproveite seus diferenciais
Um grande fator diferencial de um foodtruck é o seu deslocamento, então fique por dentro de eventos e encontros em sua cidade. Busque organizadores e produtores para trabalhar nesses lugares movimentados, com isso você poderá lucrar mais e estar sempre fazendo novos clientes.
Relacionamento com o cliente
Além de uma boa comida, os clientes valorizam o atendimento e a proximidade com o dono ou operador do foodtruck. Caso busque se tornar um sucesso em sua cidade será necessário atendê-los com bom humor, respeito e um ótimo equilíbrio emocional. Não leve seus problemas para o trabalho e vice-versa.
Para finalizar, você deve traçar estratégias para fidelizar seu cliente, isso vai fazer com que ele indique seu foodtruck para outros consumidores, e assim suscetivelmente.