#02 Padaria: Como limpar seu forno de padaria?

como-limpar-seu-forno-de-padaria

Se você possui uma padaria ou trabalha com a produção de pães, com certeza já se deparou que em certo tempo o forno começa a juntar gordura carbonizada nas paredes e acaba que sujando ou em alguns casos alterando o sabor dos pães. O que pode ser uma situação delicada, pois os órgãos de vigilância sanitária são bem rígidos com estabelecimentos que não cuidam da higiene do ambiente de trabalho e seus equipamentos.

Sendo assim, o intuito desse artigo é trazer à você uma forma bem simples de limpar o seu forno de padaria sem muito esforço e o melhor de tudo, com produtos que qualquer pessoa tem ou pode encontrar facilmente em supermercados. Vamos ao que interessa!

O que você vai precisar para limpar seu forno?

  • 1 recipiente enxaguante com saída espumante. (A espuma ajuda a não respingar, evitando o contato com os olhos e também penetra melhor na superfície do forno)
  • 500ml de água
  • 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 200ml de vinagre

Misture tudo dentro de uma garrafa pet de 2 litros vazia e mexa para misturar os ingredientes. Após misturar insira o líquido com cuidado dentro do recipiente enxaguante.

Lembre-se de usar equipamentos de proteção como luvas, máscaras e óculos de segurança, para evitar acidentes e irritações na pele. Não nos responsabilizamos por tal procedimento, então todo cuidado é pouco na aplicação do produto. Dados os recados, vamos continuar.
Aplicação do produto no forno

Com a mistura dentro do recipiente enxaguante comece a espirrar nas paredes do forno, de cima para baixo, assim a mistura escorrerá por toda parede do forno. Após a aplicação do produto, com um pano umedecido passe na parede do forno onde o produto foi aplicado fazendo um pouco de força e você perceberá que a gordura em seu forno começará a sair com o pano.

Mantenha um balde próximo para lavar o pano sempre que juntar sujeira e repita o processo até que toda a sujeira tenha sido removida.
E você deve se perguntar: Não vou estragar meu forno aplicando líquido, não vai enferrujar? E a resposta é não, seu forno não vai enferrujar, os fornos são fabricados com materiais resistentes e já são projetados para receber produtos químicos em sua limpeza devido à dificuldade de retirada de gordura carbonizada.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+