#01 Padaria: Como montar uma padaria?

como-montar-uma-padaria

Você já pensou em abrir uma padaria? O brasileiro é fã daquele “filão” logo pela manhã ou no café da tarde. Segundo o Propan (Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação) existem mais de 60 mil padarias em todo o Brasil com uma geração de emprego de mais de 700 mil trabalhadores diretos e 1,5 milhões de trabalhadores indiretos, os famosos freelancers.

A ascensão do mercado alimentício é gigantesca e todos os dias novos empreendedores abrem suas empresas no ramo alimentício. Pensando nisso, nós do Grupo Aqueceletric, separamos algumas dicas para você que pensa em abrir uma padaria e ter sucesso em sua região conquistando cada vez mais clientes.

Passo 1: Desenvolva um plano de negócio

O primeiro passo para quem deseja empreender seja em uma padaria ou em qualquer negócio é desenvolver um plano de negócio conciso e com objetivos a médio e longo prazo. Sempre falamos do plano de negócios porque é ele quem vai definir o sucesso da sua empresa, não adianta fugir.

Dedique um tempo para definir seus objetivos e como a sua padaria irá funcionar. Alguns pontos para você definir são:

  • Quem irá atender?
  • Quais produtos irá oferecer?
  • Quem serão seus fornecedores?
  • Localização da sua padaria?
  • Valor de investimento inicial? (estrutura, produtos e colaboradores)

Passo 2: Legalização da sua padaria

Você deve se perguntar: Preciso mesmo legalizar minha padaria? É algo pequeno com pouco investimento. E sim, você precisa estar dentro das normas e leis para abrir a sua padaria mesmo que sendo ela uma micro empresa. Você trabalhando de forma irregular corre mais riscos de ser multado e consequentemente fechar as portas sem nem antes usufruir do gosto do sucesso.

Uma das modalidades que você pode iniciar a sua empresa, se for uma padaria de pequeno porte, é optar pela abertura de um MEI (microempreendedor individual) e você possui algumas vantagens como poder ter um 1 funcionário, benefícios previdenciários (auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria por idade e entre outros).

Se você optar por essa modalidade (MEI), todo os meses você deve pagar o DAS no valor de 57,50 para manter sua empresa ativa e você poder usufruir dos benefícios. Você pode abrir, gerar os boletos e alterar os dados tudo pelo portal do empreendedor, e também você precisará abrir uma inscrição cadastral na prefeitura da sua cidade para emissão de notas fiscais.

Outras questões importantes para abrir sua padaria, são as autorizações como alvarás de funcionamento e a autorização da vigilância sanitária.

Passo 3: Local e equipamentos da sua padaria

irando a parte burocrática de abrir uma empresa, um dos passos mais importantes para se abrir uma padaria é definir a localização e equipar o seu espaço. O importante é que você tenha um balcão de atendimento, um espaço para cozinha e outro para expor os seus produtos que vai vender.

Outra questão importante é definir se você vai produzir os pães ou se vai comprar congelado e assar no seu forno. Se optar pela fabricação do pão, irá precisar dos seguintes equipamentos:

  • Masseira
  • Cilindro
  • Modeladora
  • Assadeira
  • Armário de fermentação
  • Mesa de preparo em Inox
  • Forno

Todos esses equipamentos podem ser encontrados em lojas especializadas de equipamentos gastronômicos, na seção de padaria em nossa loja virtual você pode encontrar alguns desses equipamentos clicando aqui. Sinta-se a vontade para fazer um orçamento conosco.

Alguns outros equipamentos serão necessários como expositores, cesto de pão, balança, gôndolas e prateleiras para colocar os seus produtos.

E vale ressaltar também que você deve sempre manter o seu espaço limpo por conta de lidar com alimentos e sempre manter organizada as prateleiras, fazendo a reposição dos produtos. Mantenha sempre tudo impecável para não ter problemas com a vigilância sanitária.

Valor de investimento

E você deve estar se perguntando qual seria o valor de investimento para montar uma padaria, e isso é variável. São muitos fatores a serem analisados, se você vai pegar um ponto de uma padaria e aproveitar os equipamentos, se vai comprar equipamentos semi-novos e alugar um espaço, se vai reformar um espaço na sua propriedade e usar como uma padaria.

O valor é variável e depende do que você pretende montar, por isso a importância do plano de negócios, ele que vai definir tudo isso, evitando muitas dores de cabeça.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+